segunda-feira, 13 de abril de 2009

"transplante, o dom da vida!"

Começou ontem no fantástico o quadro que vai abordar aos domingos, a trajetória de quem anseia em uma fila por um transplante de órgãos.
É um assunto que interessa a todos,e segundo dr Drauzio,as estatísticas nos dizem que é cinco vezes mais provável depender de um tranplante do que se tornar um doador.
foi mostrado casos de pessoas que estão na fila...e esses casos serão acompanhados pelo programa pelo decorrer deste quadro.
É lamentável saber da realidade em que vivemos,a sensação de impotência é mt grande.segundo as pesquisas e a dura realidade: "O Brasil foi pioneiro em transplantes. Transplantamos corações, pulmões, fígados, pâncreas, rins e córneas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde. Apesar disso, há 50 mil pessoas na fila de espera. A maioria morrerá antes de receber um órgão. "
Durante um ano,acontecem cerca de 14.000 mortes cerebrais,ou seja possíveis 14.000 doadores,mas no que consta ano passado somente um mil trezentos e alguma coisa se tornaram realmente doadores.
Deve ser muito triste viver a beira da morte,ainda mais sabendo q é uma morte que a medicina pode evitar.
Mas acho q mais triste ainda para aqueles que esperam nessa fila,é saber que ja teve muitas chances do seu sofrimento acabar,e nao acabou por falta de recursos em hospitais,falta de médicos capacitados,falta de profissionais dedicados e interessados!
A verdade q essa tristeza não é só de quem espera na fila,mas tbm daqueles que acompanham essas pessoas e também daquelas que como eu ama o ser humano,ama a vida em todos os sentidos dela!

4 comentários:

Unknown disse...

É isso aí Lerinha...adorei sua postagem...não só essa mas como todas elas...continue assim ...vc vai longe menina....Espero que Dr. Drauzio tb enfoque o transplante de medula....
DEUS abençoeo..
Bjs

Léria Nunes disse...

obrigada Re!
obrigada pelo incentivo,carinho e força q sempre posso encontrar em vc!
bjos!

Anônimo disse...

olá, léria
!!
bem-vinda ao blog da prevenção em dst/hiv/aids
.
vc realiza um trabalho mto bonito por aqui,
parabéns,
querida
!!
bj

Léria Nunes disse...

Obrigada tete!
espero q visite aqui outras vezes!
bjos